quarta-feira, 29 de janeiro de 2020



MOBILIDADE E UBIQUIDADE

Aprendizagem com Mobilidade e Aprendizagem Ubíqua
Fonte: Barbosa, D

Bom, quando o trema foi trazido e assim que li a palavra MOBILIDADE pensei em algo sobre movimento e ao mesmo tempo refleti " nessa disciplina será que se trata de internet ou tecnologia?". Passei a me indagar sobre isso no meu íntimo só eu e eu mesmo.

Daí com o avanço da discussão e do estudo vi que não estava distante do que havia pensado nas duas formas. Juntando os dois entendimentos, percebo que as tecnologias da mobilidade quebram fronteiras, permite o real e o virtual se completarem, está em vários lugares ao mesmo tempo com várias pessoas. Tá então o que ser mobilidade?

Aprendizagem com Mobilidade tem como elemento principal a possibilidade de mobilidade do sujeito que aprende, permitindo que este acesse informações em qualquer lugar, com o apoio das tecnologias digitais. ( Saccol et al. 2010 e Barbosa, D, 2007).

Para Barbosa, D (2007) a Aprendizagem ubíqua é um processo que se desenvolve de forma ubíqua e permanente, no qual esta a aprendizagem acontece em qualquer lugar, tempo e a partir de vários dispositivos de acesso e redes de interconexão, como por exemplo dispositivo móveis.

Se pensarmos no atual contexto educacional, com o avanço tecnológico, recursos (dispositivos e redes) não se apoiam mais a educação dentro do s planos formais e decididos pelos professores e/ou escola, e sim no dinamismo dos alunos, dentro de um contexto onde os mesmos tem que se envolverem e decidir sobre meios para suprir suas necessidades, dentro do autonomismo de sua aprendizagem. O aprendiz, hoje, tem uma aprendizagem mais dinâmica e significativa onde pode se mover para diferentes lugares, em diferentes tempos, com diferentes pessoas, utilizando diferentes formas de acesso e comunicação, para construir sua aprendizagem.

Entendo que a Aprendizagem com mobilidade e ubíqua é uma evolução natural do ser um humano, de um povo, de uma cultura, afim de tornar o ensino mais acessível e flexível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário